segunda-feira, 4 de agosto de 2008

essa é pra melina guterres :)

\"Manhã Transfigurada\" vai ser apresentado em Gramado




A organização do 36º Festival de Cinema de Gramado tornou oficial o convite para a participação do longa-metragem santa-mariense "Manhã Transfigurada", dirigido por Sérgio de Assis Brasil, ex-diretor da TV Campus, falecido em 2007, em sessão hors concours. A avant-première do longa-metragem, finalizado em maio de 2008, será no dia 14 de agosto (quinta-feira), às 14h, no Palácio dos Festivais, em Gramado.


O filme inicia sua carreira em um dos mais importantes festivais de cinema da América Latina. Em anos anteriores, o Festival de Gramado só permitia a exibição de filmes inéditos. Esse ano, com a mudança das regras do festival - permitindo a seleção de filmes já exibidos em outros festivais - a concorrência se tornou ainda mais acirrada, inclusive para a Mostra Paralela, na qual "Manhã Transfigurada" será exibido.


O hors concours é uma forma adotada pelos festivais de cinema para honrar filmes que não foram selecionados para a competição oficial – no caso do Festival de Gramado, apenas seis filmes nacionais foram selecionados para a competição - mas que têm uma considerável importância no cenário nacional.


"Manhã Transfigurada", de Sérgio de Assis Brasil (1948-2007), é o primeiro longa-metragem produzido em Santa Maria, destacando-se como uma produção pioneira em relação à descentralização da produção audiovisual independente no Estado e no país.


Para o produtor do longa-metragem, Álvaro de Carvalho, "Sérgio é um precursor ao idealizar o projeto e insistir que o filme fosse realizado com boa parte dos recursos humanos locais. O diretor fomentou a criação de um pólo de produção no interior gaúcho, tornando a cidade de Santa Maria uma referência na produção audiovisual do Estado.” Essa descentralização da produção cinematográfica é modelo para a produção independente nacional. Nada parecido foi realizado distante dos grandes centros produtores.


O filme é uma adaptação do livro homônimo do escritor gaúcho Luis Antônio de Assis Brasil. A história acontece no Rio Grande do Sul do final do século XIX. Camila (Manuela Monte), protagonista do filme, é levada a casar-se com um rico estancieiro para resgatar a posição social de sua família. Aprisionada por seu marido e recebendo apenas as visitas do padre e do sacristão, Camila envolve-se em um triângulo amoroso marcado por paixões que desafiam fé e razão.


Em Santa Maria, a première do filme poderá acontecer em novembro, durante o 7° Santa Maria Vídeo e Cinema. Tratativas com a organização do Festival estão sendo estabelecidas para determinar a logística necessária para a exibição do filme durante o evento.


Como todo longa-metragem, a distribuição de "Manhã Transfigurada" segue uma lógica, a começar com os ciclos de exibições em festivais de cinema, passando por pré-estréias em cidades consideradas referências para o filme e para seu futuro lançamento nacional em salas de exibição.





eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Nenhum comentário: